"Roubar idéias de uma pessoa é plágio... Roubar de várias, é Monografia"

Me deparei com a frase que dá título a esta postagem há pouco e me recordei de uma conversa que tive com uma amiga há algumas semanas, enquanto íamos para a faculdade. Quando iniciamos o curso de História temíamos a monografia porque, em parte, nos julgávamos incapazes de desenvolver uma pesquisa relevante e que contribuísse para futuros estudos históricos. Com o passar do tempo algumas de nossas concepções foram se modificando, outras se consolidando e eis que temos um objeto de pesquisa em mente.
Então nos deparamos, ainda na elaboração do projeto de pesquisa, que há limites às nossas pesquisas. Podemos falar sobre grande gama de assuntos e utilizarmos diferentes metodologias de pesquisa, mas é preciso que já existam fontes anteriores sobre o objeto que nos propomos a analisar. Descobrimos uma linha tênue entre o plágio e as citações.
A orientadora dessa minha amiga disse-lhe que a monografia não é o momento de apresentar novas idéias. Nos perguntávamos, diante disso, para que, afinal de contas, serve uma monografia? Reproduzir o que já foi dito pode não nos capacitar a seguir na carreira acadêmica. por outro lado, se não nos utilizarmos das fontes disponíveis corremos o risco de produzir um discurso esvaziado da cientificidade que se pretende atingir.
O futuro, talvez, nos dê respostas...

14 comentários :

V.E disse...

bem, acho que a Monografia serve para você desenvolver uma tese teoricamente "original", justificando e baseando nas idéias de outras pessoas, então acho que não "roubar" idéias, mas "pegar emprestado"...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

abraços, boa sorte com o blog!

Leon Bard disse...

Sério, naum entendo essa coisa de Monografia, minha mae já tentou me explicar, mas é difícil.
Agora, o Plágio, existe de monte na Blogosfera, o pior é que nem a fonte essas pestes colocam .

Abraços, parabéns

Anônimo disse...

A monografia não requer necessariamente que seja a apresentação de algo novo, mas sim, de uma idéia respaldada por um conjunto de fatores que a tornam sólida o suficiente, para ser objeto de pesquisa de futuros alunos.


E quem na faculdade não copiou aquele paragrafo de um livro, ou um trabalho que achou na internet?

http://comideiaseideais.blogspot.com

Anônimo disse...

uhuhsuhsasauhusah
não entendo nada disso!
agora plágio é o q mais existe por aki viu!
tem blog q adora plagiar o otro...

Anônimo disse...

Olá, vi o seu blog lá na comunidade do Orkut, dos blogueiros fracassados. Vim dar uma olhada e gostei do que li! Também passei por isso com a minha monografia de pós-graduação. Como abordar um tema que vai auxiliar a sua profissão? Aprendi algo na disciplina de metodologia em pesquisa que, só o fato de uma pesquisa incentivar outras pesquisas semelhantes, já é um sucesso acadêmico. Ás vezes o menos é mais. E sem plágio, de preferência não? Rs
Desculpe a invasão aí, mas eu achei seu texto bacana e resolvi postar.

Rodrigo disse...

Vivo isso no meu blog !

Anônimo disse...

Pode ter outra pergunta também: pra onde vão todas essas monografias?

Será que algumas contribuem efetivamente para algo relevante seja na educação, administração, etc?

Tive uma orientadora que referia-se à monografia como um "treino" para uma tese de mestrado. Se em algum ponto da monografia surgir uma idéia para uma tese ou algo que possa contribuir significativamente para a mesma, então o trabalho está indo bem.

All3X disse...

Monografia ainda será minha dor de cabeça. Não quero nem pensar no trabalho que terei com tudo que terei que fazer. Também tenho milhares de dúvidas...
Mas a frase é perfeita, adorei mesmo, tenho que anotar em algum lugar.
Valeu,
All3X

666CM disse...

talvez não exista roubo justificado.

Patrícia Andréa disse...

Ah, monografia... Lá na minha facul a gente tem q fazer tipo uma a cada semestre, uma m...., nem ajuda em nada... E tão dizendo por aí q até qdo a gente estiver noúltimo ano (2010), não vai mais ter monografia, pq o MEC quer acabar com isso... Isso segundo um dos meus professores...

Bjus e bom domingo!

Sammyra Santana disse...

monografia é um trabalho de pesquisa, realmente, onde vc vai buscar citações de vários autores pra confirmar a sua pesquisa, mas, na conclusao, vc pode falar se o resultado foi satisfatório ou nao.
agora, no doutorado, aí sim, vc vai fazer uma tese (de um assunto inédito) e defendê-la!
as pessoas confundem muito uma com a outra, e muitos caem no erro de dizer que vão "defender" a monografia. errado. monografia não se defende, se apresenta! ;)
Espero ter ajudado, florzita!
Beijoooo

úlima disse...

num sei muito bem o que eh monografia tbm, nem pra que serve mas acho que naum eh plágio...como vc jah disse...são só varias citações reunidas formando um novo texto baseado nas teorias dos livros dos quais foram tiradas as citações...
nossa fiquei com dor de cabeça...

=T

melhor deixar pra lah
shaushuahsuahsuahsuahsuhaushaushau

beijos
;**

Anônimo disse...

Não sei se recebeu meu email de agradecimento pelo seu comentário recente no meu humilde e singelo blog o Palavra Ácida então por isso eu venho aqui retribuir a sua visita e seu comentário... muito obrigado e parabéns pelo seu blog

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Topo