Adeus, ano velho!...


Sei que todo mundo já está cansado de ouvir a velha canção de final de ano, mas este ano para mim ela adquiriu para mim um significado utopicamente real. Quero acreditar que tudo o que ela diz é verdade: no ano novo tudo vai melhorar... Não fiquei tão tola a ponto de pensar que com a passagem de um ano para o outro - que é algo meramente simbólico - os problemas desaparecem e a vida se transforma num mar de rosas, mas é que 2008 não foi um dos meus melhores anos.
Posso dizer, sem a menor sombra de dúvida, que 2008 foi o ano em que conclui pouco do que tentei fazer e o que conclui não ficou tão bem feito assim. Foram tantas as atividades que eu tinha que realizar que tudo se confundiu! Deixei a desejar no trabalho, na igreja, na família, na faculdade, na vida social. Não foram raras as situações em que precisei deixar algo inacabado para me dedicar a outra coisa que precisava ser feita. Isso sem contar o pé engessado, as crises de sinusite, as dores no pulso, os problemas oftalmológicos. Pessoas queridas partiram para sempre, entre elas a tia que mais amava. Enfim, 2008 é um ano que, se eu pudesse, esqueceria.
E Braudel... nossa! Ainda falta muito para entendê-lo, mas acho que agora conheço um milésimo de sua teoria. Chego a pensar que nunca compreenderei sequer o básico sobre ele. Mas sinto uma necessidade de buscar esse conhecimento que me falta, além de outros vários.
Só me resta dizer: adeus, 2008! 2009 tem que ser melhor, deposito muitas de minhas esperanças no ano que virá apesar de saber que, com isto, corro o sério risco de fracassar. Mas não é vergonha o fracasso, a derrota, a perda. Vergonha dolorosamente marcante é não tentar fazer algo.
Uma professora da disciplina (hoje extinta) Metodologia dos Estudos Socias ao se despedir da turma num fim de ano, nos deixou uma poesia de Mário Quintana que, desde então, ressoa em minha mente quando dezembro chega.


Esperança

Mário Quintana


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118.


Feliz Ano Novo!!!

14 comentários :

fabinho disse...

Tomara que 2009 seja muito melhor e que vc consiga cada vez mais alcançar suas metas e objetivos
abraço!!!!
http://fabinho-tanarede.blogspot.com/

Anônimo disse...

2008 pra mim foi uma confusão. 2008 aconteceu muita coisa em tanto tempo que passou tão rápido.

Ou seja, uma confusão.

Enfim, feliz 2009.

http://quartodealuguel.blogspot.com/

Leandro Rocha disse...

É.. 2008 foi um ano muito difícil. Com muita luta, muito suor, mas o bom é que ambém foi um ano de aprendizado.
De todo jeito, te desejo um 2009 um bilhão de vezes melhor que este ano que está acabando.
lembre sempre da bela poesia que você postou no texto: A esperança persiste enquanto hé vida e a vida só existe enquanto há esperança.

Anônimo disse...

Apesar de tudo,concerteza você aprendeu muito com tudo isso,essa experiencia é muito válida para qualquer ser humano.
Pra mim tambem posso dizer que foi um dos poiores anos da minha vida,porem aprendi muito e saio dele mais amadurecido e fortalecido para encarar 2009!!!
Que seu 2009 seje um ótimo ano!!!
Gostei muito do texto e com Mario Quintana pra finalizado fechou com chave de ouro!!!
E obrigado pela visita no Oitentando!!!Vlw!!!bjs

Raf. disse...

bom, posso dizer que 2008 foi um meio termo, consegui muitas coisas, mas uma em especial eu não consegui...
mas 2009 ta ai muita boa sorte pra você!
=]

Vandi disse...

Há tomara que este ano que se aproxima seja dez vezes melhor para ti do que este que está acabando!
lindo poema sua professora devia ser muito especial!

Feliz ano novo bjos

Unknown disse...

voce sabe que o ano novo começa todas as manhas de nossas vidas. voce mesmo disse que náo é mais tola para acreditar que tudo vai mudar. continua atras dos sonhos mas se vais ou nao alcança-los somente depende do teu esforço e de uma boa dose de sorte. abraços

úlima disse...

Espero que 2009 seja um ano próspero e gratificante pra vc...
=T

2008 tbm não foi um dos meus melhores anos, relaxei na escola e tbm nõ fui muito a igreja, mas acho que tbm naum foi o pior...
=]

gostei do poema...^^'
gosto do Mário Quintana...

bom... feliz Natal (atrasado) e um ótimo ano novo pra vc
=}

bjs
;**

Elcio Tuiribepi disse...

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

Carlos Drummond de Andrade

Sendo assim vale acreditar que a mudança está dentro da gente, a espera de nossas atitudes...OI...cheguei até aqui por intermédio do Recanto das Letras, através de um blog de alguém de lá...bem...cheguei...li...e deixei meu recado...to indo...Feliz viver novo 2009...2008 para mim também foi meio complicado...rsss...valeuuuuu

Elcio Tuiribepi disse...

Ah...gostei do texto sobre monografia...fuiiiiiii

ED CAVALCANTE disse...

Bom, como vc pode verificar aqui na data e hora desse comentário, estou navegando na virada do ano. Estou feliz, minhas filhas estão ouvindo um som na sala, de vez em quando tomo uma coca, como um pouco de lasanha. É isso, virada de ano é meramente uma convenção!

Feliz Ano Novo

Anônimo disse...

tudo de bom pra vc....!!! 2009 com muita alegria!!!

Anônimo disse...

Que 2009 seja um ano cheio de conquistas, o que passou em 2008 já passou. Aproveite um ano cheio de possibilidades. Beijo

Anna disse...

"A esperança adquire-se.
Chega-se à esperança através da verdade,
pagando o preço de repetidos esforços
e de uma longa paciência.
Para encontrar a esperança
é necessário ir além do desespero.
Quando chegamos ao fim da noite,
encontramos a aurora."
(Georges Bernanos)
Tinha este texto.. lembrei de por aqui.
Um 2009 de sucesso pra vc^^

Topo