O amor

Eu estava no Yahoo!Respostas quando me deparei com a seguinte pergunta: "O que é o amor?"
Há alguns anos atrás, eu conseguiria responder facilmente, Hoje, algumas de minhas crenças sobre o amor desapareceram em meio ao cientificismo que invade gradativamente algumas áreas de minha vida.
Entretanto, quando penso em amor, recordo quase que imediatamente de três textos similares: o capítulo 13 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, o épico poema de Camões (Amor é fogo que arde sem se ver) e a bela música da Legião Urbana (Montecastelo). Escritos em épocas diferentes, falam de forma sobre o mais complexo dos sentimentos humanos. Cronologicamente, pode-se dizer os textos foram se complementando.
Segue abaixo o poema de Luiz de Camões:

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Nenhum comentário :

Topo