Tenha um bom Carnaval

Mais um Carnaval se aproxima e passado quase todo o verão observa-se uma frequência considerável de casos de afogamento nas praias e lagoas de Cabo Frio. Hoje mesmo soube da morte de uma criança de 7 anos de idade, infelizmente. Poderia-se culpar simplesmente o Corpo de Bombeiros por não manter um número de salva-vidas adequado à quantidade de pessoas que escolhem a cidade para passar parte das férias.
A população cabofriense é de aproximadamente 180.000 habitantes. Durante o verão este número pode triplicar e, em datas como Reveillon e Carnaval, estima-se que cerca de 1.000.000 de turistas visitem a cidade. Pesquisa realizada em 2008 revelou que a maior parte dos turistas são do Rio de Janeiro, mas nas ruas percebe-se facilmente que, entre outros, muitos paulistas e mineiros vêm para cá.

Evito as praias nesses dias, pois cada m² de orla é bem disputado entre os banhistas. Na última vez que fui até a Praia do Forte fiz uma caminhada na areia de aproximadamente um quilômetro e observei que havia várias placas de alerta aos banhistas sobre a ocorrência de correnteza em determinados pontos da orla. E é justamente nesses pontos em que estão as placas (ou na maioria deles) onde se concentra boa parte dos banhistas, inclusive com crianças. Há salva-vidas, guardas marítimos e guardas municipais que ficam circulando pela praia durante todo o dia, mas sem que os frequentadores da praia despertem para o risco de banhar-se onde há correnteza mais forte, fica mais difícil cuidar da segurança de todos.


Caymmi cantava que é "doce morrer no mar, nos braços de Yemanjá". Eu penso que doce mesmo é voltar para a casa depois de passar algumas horas à beira do mar e ter boas histórias para contar e belas imagens gravadas na memória.

12 comentários :

Marcelo A. disse...

Eu e mar, defintivamente somos coisas que não combinam...
Todo carnaval Cabo Frio é destino certo. Mas, fico na espuminha. Como vovó dizia, "mar não tem cabelo" e pretendo chegar aos 95!
Beijo grande! Gostei do blog...

Sandro Aurélio disse...

tá certo po! concordo com vc!

eu mesmo já quase morri afogado, mas em Ipanema, sorte é q tinha salava vida lá e me buscou!

Anônimo disse...

Bom, eu creio que a culpa não seja somente dos bombeiros, mas das pessoas no geral, elas vêem uma placa de É PROIBIDO NADAR, AGUA VIOLENTA, mas pensa que com ela nunca acontecerá nada e...
É triste neah? Uma época de diversão acabar assim

muito fofo seu lay, adorei! rs
beeeijos
sorte

Anônimo disse...

eu odeio carnaval, poderia muito bem cair um meteoro e matar todos os tocadores de trios elétricos, bjus gata e bom descanso

disse...

Cabo Frio é um dos litorais mais bonitos do Brasil. Sua areia é branca e fina e não tem igual em nenhum outro lugar.
Mas pra ser sincera só vou mesmo a CF em baixissima temporada.
detesto muvuca e lá é impossivel ficar nos grandes feriados.

Vandi disse...

É realmente praia nesta época enche... eu não acho que seja lá o melhor programa para se fazer. Mas para quem vai bem lembrado é muito triste morrer por afogamento!!!

beijoos Bom carnaval ^^

Uma Mulher de Fases disse...

Olá Cintia, obrigada pela visita em meu blog, desejo que tenha um ótimo Carnaval e que volte com boas histórias!!
Abraços.

Sheherazade disse...

Lamentável a morte da garotinha, mais ainda pela negligência dos pais e a ausência de um efetivo competente do Corpo de Bombeiros, que redunda, também, em negligência do poder público para com a população, nativa ou não.
Aproveitei pra dar uma lida nos outros pôsteres e pude constatar que o seu "trote" na faculdade foi igualzinho ao meu, sendo que o "professor" era um aluno, militar, que compareceu fardado e tinha a pose truculenta dos militares da época, o que causou um pavor enorme na turma, que logo se esbaldou de rir ao descobrir que não passava de umas "boas-vindas" dos veteranos.
Gostei da sua visita, pela qual agradeço e convido-a a voltar mais vezes.

Grande abraço e bom Carnaval!

meus instantes e momentos disse...

gosto do teu blog, é muito bom voltar sempre aqui.
tenha um belo carnaval.
Maurizio

Anônimo disse...

Obrigada por visitar meu BLOG ..vc será sempre bemvinda!
Adorei o seu tb...ABRAÇOS!

Bird disse...

pra te ser sincera: não curto carnaval. quando chega essa época do ano eu viajo, alugo DVD´s, o que for...
mas que paisagens bonitas! Deu até vontade de ir á esses lugares!

Karollyne disse...

Eu mesma já quase morri afogada na praia do forte...nossa foi muito ruim a sensação, não desejo isso nunca pra ninguém.
Tinha várias placas avisandp Corrrenteza e as pessoas nem ae, eu estava no raso mais infelizmente estava cheio de buracos ai encheu e as ondas muito fortes me cobriam, por sorte um rapaz com a prancha me ajudou...Realmemte o lugar é lindo mais tem que ter muito cuidado ao se banhar lá!

Topo