Azul e branco


1 - Eu devia ter uns quatro anos de idade quando assisti, através da televisão, Vilma ostentando elegantemente o estandarte azul e branco de Madureira. Vi também uma águia que me fascinou. Pronto! Desde então, sou portelense!

2 - Eu costumava brincar de imitar a Clara Nunes.

3 - Não me lembro da última vez em a Portela foi campeã, pois eu era muito pequena nessa época. Amor é assim. Você ama e não espera outra recompensa além de ver o ser amado em plena exuberância.

4 - O samba-exaltação de Mauro Duarte e Paulo César Diniz, imortalizado pela voz de Clara, diz com propriedade:

"Portela
eu nunca vi coisa mais bela
quando ela pisa a passarela
e vai entrando na avenida
parece
a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoando
a festa do divino carnaval(...)"


5 - Há várias referências à Portela na MPB. Sempre associando-a ao amor e à beleza.

6 - Apropriadamente, o enredo para o Carnaval deste ano é "E por falar em amor... Onde anda você?". A Portela se propõe a mostrar algumas formas de amar ocorridas ao longo da História da Humanidade, culminando com o amor à Portela. Nesses tempos de violência e intolerância, nada melhor do que lembrar que o amor existe.

7 - Foi um rio que passou em minha vida, composição de Paulinho da Viola, é uma ótima demostração de como o coração portelense sente o amor.

8 - O portelense é apegado às suas tradições. Quanto mais azul e branco nas fantasias e alegorias, melhor! O ton sour ton é muito bem vindo.


9 - Aliás, as cores azul e branco foram escolhidas em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e a águia é o símbolo da Portela porque é uma ave imponente e que é capaz de alçar altos voos. Só o coração portelense sabe o que sente quando reencontra a águia na avenida.


10 - O amor à Portela é intenso mas não é ciumento. É um amor aberto mas extremamente fiel. Assim, admite que se admire algumas coisas que ocorrem nas outras escolas de samba. Ainda estou fascinada pelo o que a Grande Rio apresentou em seu enredo "Voilá, Caxias! Para sempre liberté, egualité, fraternité. Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!". E o casamento do Neguinho da Beija-Flor... uma dessas coisas que só podem acontecer no Carnaval carioca e que se tornam automaticamente inesquecíveis.

13 comentários :

M. disse...

Odeio carnaval. Boa portelagem pra ti.

Bruno Silva disse...

odeio carnaval..mas bom blog.

Pensadora disse...

NÃO GOSTO DE CARNAVAL, DEIXOU DE SER UMA FESTA POPULAR PRA SER UM NEGÓCIO.
SE PUDER,VISITE MEU BLOG.
TE CUIDA!!!
BOM CARNAVAL PRA TI!!!

Unknown disse...

Boa sorte para a Portela este ano!
Aqui na minha cidade não o carnaval não é muito aclamado é mais um período do ano em que os mineiros descem para o mar... vão para o Rio ou Guarapari no ES, aliás se fizer uma pesquisa nas praias capixabas a coisa mais improvável é achar alguém de lá, só dá Mineiro...

Em compensação este ano a Portela está sendo mais falada aqui pra estes lados do Brasil, teve bateria da Portela em Ouro Preto e tudo, mas pra mim o único episódio lamentável para nunca mais ser lembrado, mas que infelizmente lembramos, é o ocorrido com a Velha Guarda a alguns anos!

Muito Bom seu Blog!
E obrigado pelo comentário lá no Revolução 29

Anônimo disse...

Quando se fala em Portela eu me lembro da "Velha Guarda da Portela" e de seus sambistas tradicionais - destes que não deixam o samba morrer e o carnaval virar um negócio cada vez mais descaracterizado quanto ao apelo popular.

Gosto de ver alguma coisa dos desfiles, mas não tenho torcida por escolas a, b ou c. Mas se preservam o samba e as raízes do carnaval, já são vencedores.

Lily Bandeira disse...

Odeio carnaval... + acho legal amor a uma escola como a Portela...


Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

respeito e tals, mas odeio carnaval

Silvana Persan disse...

eu ia falar do seu ton sour ton, mas quando li Voilá, Caxias... meu cérebro travou.

se vc não se lembra da Portela campeã, talvez vc seja um tremendo pé frio... use a mesma técnica dos jogos dos framengo.

Anônimo disse...

comecei a gostar do carnaval de rua este ano.. ahsudhausha.. vlw pelo comentário cintia.. sempre q puer, estamos ae, virtualmente! alohaa.. bom carnaval e boa portelagem pra vc!!! kkk...

Alohaaa

Marco Antonio Araujo disse...

Vim retribuir a visita. Sou mangueirense e respeito muito a Portela (não vejo como não respeitar). É celeiro de grandes poetas, uma referência mesmo no samba carioca, tal como a minha agremiação. Acho que são as mais destacadas e apaixonantes, sem querer ser pretensioso. Outras são puro marketing.

Anônimo disse...

Querida amiga avassaladora...
Não sou fervorosa carnavalesca mas admiro um bom espetaculo... sem duvida... este é um bom espetaculo!
venha nos visitar tb.
leiam esta semana:
VOCE TEM MÃE? ou O desrespeito a "melhor idade" é banalizado pelo brasileiro?
.
Planeta Miojo: SUCOS! Salvação para um Carnaval avassalador sem ressaca...
.
Avassaladoras respondem: PAPAI ME EMPRESTA O CARRO
.
Qual é a boa? CARNAVAL-Tem muita diversão até dia 1º de março!
.
Mundo dos terninhos Avassaladores: COMO AGIR DIANTE DE UM CHEFE QUE ROUBA IDEIAS DOS FUNCIONARIOS?
.
Manual de sobrevivencia: APERTEM OS CINTOS!Chegaram as contas!!!
.
Livro Avassalador da semana:TRAVESSURAS DA MENINA MÁ - Mario Vargas Lhosa
.
Cilada!!!Programão de Indio, não vá: BARRIL 8000 VENCE BAR SÃO NUNCA!
.
Pipoca na manteiga: QUEM QUER SER UM MILIONARIO - assista ao trailler do vencedor do Oscar melhor filme.
.
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Vandi disse...

Que lindo esse amor que vocÊ sente , ah eu amo a Clara queria ouvi-lâ cantando isto deveria ser algo emocionante!!


Tem selinhos para você no meu blog, adorei seu comentário sobre o último post, eu também gosto ainda mais de você depois de saber sua opinião sobre esse assunto!

beijooos

Bianca Mól disse...

portelense? imagina!
mal vi o desfile apesar de estar na sapucaí, mas o enredo era bonito. mas ainda assim, achei o melhor o da grande rio. =)
beijos

Topo